EventosEn procesos industriales

Dele visibilidad a su trayectoria académica

Participe en la convocatoria de trabajos inéditos de Virtual Pro.

Publicar Ahora

noticia

2017-11-14Festa das Flores

| A medida que construímos, habitamos as cidades e edificamos nossas moradias, destruímos o ambiente natural que ali se encontrava.

Considerada a festa da família joinvilense, a Festa das Flores acontece todo ano, no mês de novembro, na Expoville. A festa reúne a comunidade em geral, turistas, amadores de orquídeas, profissionais arquitetos, paisagistas, produtores rurais, entre outros.

São mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas, selecionadas entre expositores nacionais e internacionais. Além da exposição de plantas ornamentais e flores, o evento promove também workshops sobre cultivo de plantas, Mercado de Flores e Plantas, de Artesanato, Mostra de Paisagismo, Jornada Técnica, apresentações artísticas, folclóricas e musicais. Possui espaço infantil e uma diversificada praça gastronômica, com os atuais food trucks.

Com forte apelo turístico, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, através da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009, e Festa Oficial do Município de Joinville, instituída pela Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010. A cada ano há um tema central, realizado pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas - AJAO e pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da sua Fundação Turística.


E a medida que as cidades crescem, também aumenta a necessidade de estar em contato com a natureza. Existe um conceito que explica essa necessidade que é o da Biofilia. Esta teoria defende que ao longo da evolução humana, fomos programados para amar tudo o que é vivo e o sentimento pelos objetos seria apenas o de desejo, por isso, a natureza simplesmente nos faz sentir tão bem.


No futuro, as cidades buscariam o equilíbrio do concreto com o verde criando esta reconexão com o natural. Os Jardins do Futuro já brotam como uma realidade em muitos lugares do mundo, contribuindo para que nossas cidades encontrem nas áreas verdes soluções para seus problemas ambientais. Assim também, eles ganham o pensamento, a reflexão, a atenção e um olhar voltado para o futuro na Festa das Flores.


Este tema também abre diálogo sobre o ambientalismo urbano tema novo e complexo no qual as cidades, buscam através do resgate da sua condição ambiental natural uma melhor qualidade de vida. Neste requisito Joinville sai na frente, pois a sua condição geográfica e cultura permitem exemplos sobre esta nova proposta. A oportunidade é de discussão, reflexão e planejamento. Os jardins do futuro ainda são incógnitas em sua forma de ser, no entanto, já se tem indícios, pois existem várias vertentes de discussão. O que temos certeza é da necessidade do ser humano de reencontrar no contato com a natureza a busca contínua da qualidade de vida.


Mayor informción 

Información del evento

  • -
  • 14 - 19 de noviembre de 2017
  • Mail
  • Web